Consultoria financeira: Como o escritório de contabilidade pode te ajudar?

Consultoria financeira: Como o escritório de contabilidade pode te ajudar?

Você já parou pra pensar qual é a função de um escritório de contabilidade dentro da dinâmica da sua empresa? Ou ainda acredita que o papel do contador se resume a questões burocráticas e emissão de guias de impostos? 

Muito provavelmente você deve ter se identificado com a segunda alternativa. Mas fique tranquilo: essa é uma visão construída anos atrás, e que parte do empresariado ainda mantém. 

Mas estamos aqui justamente para mudar isso e te mostrar o quanto uma assessoria contábil de alta performance pode agregar no desenvolvimento da sua empresa e otimizar a gestão financeira do seu negócio. 

O ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE E A SUA ORIGEM

Para que você possa entender como o escritório de contabilidade se tornou o braço direito de qualquer empresa, antes é importante saber um pouquinho de sua história. 

“A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

A origem da contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio. A medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-se saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses, tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo foram fatos que facilitaram extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.

À medida em que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.” – Fonte Jornal Contábil.

Partindo de como nasceu a contabilidade, fica mais fácil entender porque a ideia do contador ser o responsável apenas por registrar e reportar informações aos órgãos responsáveis ficou tão enraizada na cabeça dos empresários.

Como mencionamos acima, no entanto, enquanto a sociedade se desenvolve e a economia cresce, mais responsabilidades são atribuídas aos escritórios de contabilidade. A organização contábil passa ao longo dos anos a ocupar um lugar de destaque e de importância na contribuição ao sucesso de uma empresa. 

O ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE E SUA ATUAÇÃO HOJE 

Hoje a atuação dos escritórios de contabilidade é abrangente, contemplando diversos serviços que atendem as mais variadas demandas de qualquer organização empresarial, além de oferecer auxílio também para pessoas físicas. 

O fato é que, com o passar dos anos, suas atividades foram se expandindo e se atualizando conforme o crescimento do mercado nacional e internacional, contando inclusive com os mais diversos recursos tecnológicos para atender as necessidades atuais. 

Logo, além dos famosos registros e emissões de guias, hoje uma assessoria contábil oferece serviços como contabilidade fiscal, controladoria, departamento pessoal, escrituração fiscal digital, legalização, tecnologia fiscal, parametrização de sistema, revisão de cadastro tributário, blindagem patrimonial, consultoria previdenciária, consultoria financeira, entre outros.  

Tudo isso para garantir que você esteja respaldado de todos os lados, em compliance perante a lei, e com possibilidades reais de gerir seu negócio rumo à sustentabilidade e a lucratividade. 

O ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE E A CONSULTORIA FINANCEIRA

Agora que você já entendeu o processo de desenvolvimento da contabilidade, bem como sua importância dentro das organizações, é hora de tratar especificamente dos benefícios que essa ciência pode te trazer à gestão financeira do seu negócio. 

Como funciona uma consultoria financeira?

“Basicamente é um processo no qual um profissional qualificado – ou uma equipe – avalia as finanças da empresa e aponta estratégias para deixá-las ainda mais organizadas. Nessa primeira etapa é realizada a análise de toda a parte financeiro-administrativa da empresa, o que permite ter um diagnóstico exato de todas as necessidades do cliente.

Quais os benefícios de uma consultoria financeira?

  1. Contabilização correta das entradas e saídas da empresa – Auxílio para o empreendedor contabilizar adequadamente todas as suas entradas e saídas, evitando surpresas desagradáveis e permitindo um crescimento ordenado e duradouro.
  1. Menos burocracia e dificuldades na gestão financeira – Mais facilidade na gestão e, consequentemente, maior produtividade no negócio. O empresário pode confiar essa tarefa a um funcionário capacitado e se dedicar a outros aspectos mais estratégicos.
  1. Tomada de decisões mais rápida e qualificada – Ao ter conhecimento e controle de todos os recursos que entram e saem de sua empresa, o empreendedor consegue avaliar novos investimentos, emprestimos e até o lançamento de um novo produto.
  1. Maior lucratividade para o negócio – Os relatórios e análises fornecidos permitem economia de capital, resultando em uma administração financeira inteligente, trazendo maiores oportunidades para expandir seus negócios de maneira planejada e segura.
  1. Maior domínio e conhecimento sobre as finanças empresariais – Todo o procedimento de consultoria financeira visa fornecer ao empreendedor e seus gestores maior conhecimento e domínio sobre sua empresa. Esse é um fator fundamental para o crescimento do negócio, mas, muitas vezes, difícil de ser obtido sem uma ajuda especializada.” – Trecho do artigo Consultoria Financeira: 5 benefícios para a sua empresa. 

CONCLUSÃO

Ter um escritório de contabilidade como parceiro na sua jornada empreendedora é fundamental para não só organizar a rotina, mas também para garantir que você esteja sempre em compliance legal. Indo além, uma organização contábil de ponta é capaz de prover o suporte necessário sua gestão financeira – e, dessa forma, possibilitar novos investimentos na manutenção e expansão das suas atividades, e obtendo os resultados desejados para o seu empreendimento. 

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo 5 dicas para manter a gestão financeira da sua empresa.