E-commerce e Supermercados: Conheça os desafios para levar o seu negócio para o mundo online

E-commerce e Supermercados: Conheça os desafios para levar o seu negócio para o mundo online

E após um pouco mais de 6 meses, desde o anúncio da pandemia originada pelo Covid-19, percebemos que algumas mudanças de consumo vieram, realmente, para ficar. Como por exemplo, as compras de supermercados realizadas de maneira online. 

O que antes era tido como luxo por grande parte das pessoas, se tornou necessidade básica na luta para a prevenção e manutenção da vida. E com isso, veio a oportunidade da descoberta por parte dos consumidores, que escolher seus produtos através de uma plataforma digital e recebê-los no conforto de suas casas é uma possibilidade bem acessível. 

Por outro lado, com o aumento dessa demanda, os empresário, donos dos supermercados, viram a necessidade de se adaptarem à essa mudança. Ou melhorando a sua plataforma já existente ou, para a grande maioria, iniciando do zero um e-commerce de qualidade que atenda esse novo perfil de cliente. 

Hoje, o varejista que não tiver também uma loja virtual, estará automaticamente perdendo mercado. Já está mais do que comprovado que a experiência do cliente compreende a existência do físico e digital funcionando simultaneamente. 

Mas além da parte técnica de implementação de sistemas e integração de atividades, será preciso ficar atento na gestão financeira e tudo o que ela envolve nas esferas financeiras, contábeis, fiscais e tributárias também. Tudo para garantir melhores resultados nos investimentos aplicados. 

Vamos falar dos pontos que precisam da sua atenção nessa nova empreitada:

1 – ESCOLHA UMA PLATAFORMA QUE ATENDA AS NECESSIDADES DO SEU SUPERMERCADO

A definição da plataforma que irá hospedar a sua loja virtual é uma das decisões mais importantes, podemos compará-la à escolha do ponto físico. Veja porque:

De nada adianta você ter ótimos produtos para vender, de qualidade e com preço competitivo, se a loja física estiver alocada em um lugar de difícil acesso, sem fluxo natural de pessoas, estacionamento e segurança. Dificilmente você será visto pelos possíveis clientes e aqueles que, por ventura, souberem da sua existência, exercerão uma resistência para visitar seu negócio, por medo e desânimo.

O mesmo acontece no mundo digital, se a tecnologia escolhida for lenta, não oferecer segurança na proteção de dados, não tiver um sistema de acompanhamento das etapas em tempo real irá causar desconfiança no momento da compra e automaticamente a desistência. 

Por isso, por mais tentador que possa parecer construir seu e-commerce com o primo da vizinha da sua tia Maria, certifique-se que tudo será feito com qualidade e terá o suporte necessário para as constantes atualizações e mudanças que surgem, inevitavelmente, à todo momento. 

Caso contrário, você estará jogando dinheiro fora. 

2 – ACOMPANHE TODOS OS PROCESSOS DO SEU SUPERMERCADO VIRTUAL

Partindo do princípio que você fez uma escolha consciente da plataforma de e-commerce, será possível monitorar todas as movimentações em tempo real de tudo o que acontece dentro do seu supermercado virtual, o que inclui recebimento de pedido, separação de produtos, empacotamento, faturamento, transporte e recebimento final no cliente. 

Todas essas etapas precisam ser monitoradas para que eventuais falhas possam ser corrigidas a tempo de evitar o descrédito do consumidor. A confiança para as compras online, embora cada vez mais fortalecida, ainda é considerada muito frágil. Qualquer erro no meio dessa jornada pode significar um cliente a menos em seu negócio. 

3 – FIQUE ATENTO AO CONTROLE DE ESTOQUE 

Essa é uma atividade complementar ao acompanhamento dos processos. Por se tratar de um nicho de alta rotatividade, ter alguém responsável pelo acompanhamento em tempo real do estoque é vital. 

Você não pode deixar na prateleira virtual um produto que não existe mais em estoque e que não tenha tempo hábil de ser reposto, antes do envio ao cliente, por exemplo. Neste caso, existem diferenças em comparação à loja física que exigem muito mais atenção.

Contar com um software de gestão pode ajudar nesse processo. 

4 –  ATENÇÃO TOTAL PARA A GESTÃO FINANCEIRA DO SEU SUPERMERCADO ONLINE

A gestão financeira é um setor fundamental do seu negócio, responsável por organizar todas as atividades e permitir que sua empresa seja autossustentável e possa contabilizar lucros e anos de vida. 

Para se ter uma ideia, de acordo com estudos recentes da empresa Big Data Corp, o tempo médio de vida das lojas virtuais são de apenas 3 meses. E não é isso que você deseja para o seu negócio correto? 

Por isso, que investir nesse segmento do seu negócio se faz tão importante. 

O QUE SIGNIFICA GESTÃO FINANCEIRA?

“Antes de irmos direto às ações é legal que você entenda o conceito da expressão gestão financeira. De acordo com o Sebrae gestão financeira é o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras do negócio. Em palavras simples: obter o máximo de lucro (ou resultado) com suas atividades.

Além disso, ele aponta as três frentes consideradas pilares dessa prática:

  • Gestão do caixa no dia a dia: administrar as entradas e saídas de recursos financeiros relativos a vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas, entre outros;
  • Gestão de investimentos: ocorre quando a empresa resolve expandir, modernizar, abrir novas unidades, comprar novas máquinas e equipamentos, etc.;
  • Gestão de crises: é um assunto pouco comentado, mas muito frequente. Envolve renegociar prazos com clientes e fornecedores, dívidas em instituições financeiras, protestos, negativações, ações de execução, enfim, fazer escolhas difíceis em tempos difíceis.” – Conheça mais dicas sobre gestão financeira CLICANDO AQUI.

E-COMMERCE E SUPERMERCADOS – CONCLUSÃO

Se você deseja atender uma nova fatia de consumidores que confiam cada vez mais no consumo pela internet e que estão se acostumando com o conforto de realizar suas compras de dentro das suas casas, será preciso investir em um e-commerce para seu supermercado. 

Com as ferramentas corretas, desde a implementação até a gestão financeira, você colherá bons frutos desse novo perfil de mercado e poderá investir cada vez mais em excelência, qualidade de produtos e expansão de atendimento. 

Com chances de um crescimento exponencial significativo, uma vez que o mundo digital não tem fronteiras, viabilizando inclusive transações internacionais. 

Faça da forma correta e observe os resultados.

Por Atracto