Escritório de contabilidade e o papel da controladoria

Escritório de contabilidade e o papel da controladoria

Ter uma empresa aberta exige um complexo sistema gerencial que serve basicamente para manter tudo funcionando, deixá-la em conformidade legal, evitar prejuízos e desenvolver estratégias para lucro. E em variados níveis essas atividades contemplam o trabalho de um escritório de contabilidade e controladoria. 

Afinal, o objetivo de todo empresário é crescer e ter sucesso em seu negócio e para que isso seja possível, contar com o auxílio desses dois setores em sua empresa será necessário. 

É importante que você entenda qual é o papel de cada um deles dentro da rotina da sua empresa, para que assim, as tomadas de decisões sejam de fato assertivas e atendam às suas expectativas. 

ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

É hora de entender de uma vez por todas a importância de ter um escritório de contabilidade como apoio e suporte no desenvolvimento das atividades da sua empresa.

Engana-se quem ainda pensa que o papel do contador se resume em emitir guias e boletos para o pagamento de impostos. Como ciência, a contabilidade evoluiu muito ao longo dos últimos anos e desempenha hoje uma função vital para qualquer empresa. 

“Uma assessoria contábil oferece uma gama de serviços que são essenciais para o bom funcionamento de qualquer empresa (e obviamente que aqui estamos falando de assessorias de alta performance!). Eles contemplam áreas distintas, mas no final se interligam, garantindo com que todo o esforço empregado no seu dia a dia de trabalho valha a pena.

Em tempos de crise, e fora dele, o contador deve ser o seu melhor amigo. Aquele que irá te ajudar no diagnóstico da sua situação em particular e na elaboração dos melhores planos de contingência. Além é claro, de garantir que qualquer que seja a tomada de decisão, ela esteja dentro das conformidades legais. 

A consultoria contábil vai muito além dos serviços rotineiros que você, provavelmente, já conhece. Esse trabalho engloba uma assistência mais próxima à você, permitindo que sejam traçadas rotinas específicas à demanda da sua empresa.” – Trecho do artigo Por que o escritório contábil é o melhor parceiro para o varejo.

O PAPEL DA CONTROLADORIA

A controladoria é um setor da contabilidade responsável pelo controle orçamentário e administrativo da empresa e tem como objetivo central dar suporte e criar condições favoráveis para que a alta gerência de qualquer negócio tome decisões assertivas. 

“A metodologia é baseada no processo de controle, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos, focado no planejamento e orçamento traçados pelas empresas. 

Envolve áreas de conhecimento como a Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Custos, Planejamento Tributário, Previsão Orçamentária Anual, Planejamento Estratégico e Relatórios para tomada de decisões.

Analisar, projetar, controlar custos, finanças e pessoas buscando resultados com enfoque nos objetivos da organização, são funções que a controladoria desempenha. 

Desta forma, o controller elabora uma análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos, observando os desvios ou em alguns casos até mesmo roubos.

A controladoria presta contribuições importantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional. Fornece aos empresários uma visão real e objetiva do desempenho da empresa, e auxilia a obter um aumento de rendimento nas suas operações, reduzindo desperdícios.” – Fonte Jornal Contábil. 

ESCRITÓRIO CONTÁBIL E FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

Como pudemos observar até aqui ter um controller responsável pela empresa atuando de forma efetiva com todos os conhecimentos adquiridos, também em função do conhecimento contábil, fará toda a diferença para que sua empresa alcance o sucesso que você tanto deseja. 

Veja na prática quais as funções que a controladoria pode desempenhar no dia a dia:

Apoio e planejamento estratégico: tem como objetivo desenvolver estratégias de pequeno, médio e longo prazo, pautados em fatores internos e externos, visando o desenvolvimento sustentável e crescimento da empresa. 

Auxílio no planejamento operacional: coordena a execução de todas as demandas estabelecidas no planejamento estratégico, assim como faz o acompanhamento de qualidade e parâmetros de aplicação.

Controladoria organizacional: Cria e administra padrões de análise e acompanhamento das ações, contemplando tanto as etapas estabelecidas no planejamento estratégico, quanto no operacional. 

Controle contábil e de custos: Aqui engloba uma série de demandas que possuem o objetivo de deixar as contas equilibradas para que todo o planejamento feito, possa de fato ser executado. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE CONTAR COM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE QUE OFERECE SUPORTE DE CONTROLADORIA?

De uma maneira geral, como vimos até aqui existem muitos benefícios de contar com o auxílio desse serviço, afinal. já deu pra perceber como ele é importante na dinâmica da sua empresa. 

Mas além de tudo o que já foi falado, podemos dizer também que ao investir em controladoria você está tendo como retorno a mitigação dos mais diversos tipos de riscos, redução de custos, paz de espírito, entre outras coisas. 

Sobrando tempo para você focar somente na atividade principal da sua empresa. 

TERCEIRIZE O TRABALHO DO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

Avalie a possibilidade de terceirizar esse trabalho e ter uma assessoria contábil como parceira na execução dos processos de negócios, ou seja, você estará contratando uma empresa que irá executar tarefas que não fazem parte da atividade central do negócio.

Na prática, é você, empreendedor, contratando serviços especializados para cuidar de todos os processos da sua empresa. Esse investimento garante que todas as atividades sejam executadas de forma correta e nos prazos determinados. Assim, você poderá concentrar suas energias para o desenvolvimento da atividade-fim da empresa. 

Se tiver alguma dúvida sobre o trabalho de um escritório de contabilidade e como a atividade da controladoria pode impactar positivamente a sua empresa fale com a Solutta. Possuímos uma equipe de profissionais especializados para dar todo o suporte de que sua empresa precisa. 

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo Como a contabilidade te ajuda na gestão de crise?