Riscos fiscais: como evitá-los em seu Supermercado

Riscos fiscais: como evitá-los em seu supermercado

O risco fiscal é uma constante na operação supermercadista. Essa afirmação é facilmente comprovada pelo teste da realidade: poucos segmentos da economia trabalham com tantos itens, com tantas operações diferentes e com tantas alíquotas diferentes quanto o varejo de alimentos. 

Por conseguinte, duas atividades que devem ser constantes em supermercados são o monitoramento do Compliance das obrigações fiscais, e o monitoramento permanente do cadastros de produtos.

As Obrigações Fiscais

São diversas as obrigações fiscais federais a que os supermercados estão submetidos. São essas:

  • EFD IPI-ICMS, popularmente conhecido como Sped Fiscal;
  • EFD Contribuições, com as informações referentes à apuração do PIS e da COFINS;
  • ECF, que compreende a apuração do IRPJ e da CSLL;
  • DCTF, em que são informados saldos devidos e os valores pagos de tributos federais;
  • DCTFWeb, que trata de apuração e recolhimento de obrigações previdenciárias e retenções feitas sobre folha de pagamento;
  • DIRF, com as informações dos impostos retidos; e
  • eSocial, com informações trabalhistas e previdenciárias.

Além dessas obrigações, temos a entrega anual da ECD, que tecnicamente é uma obrigação contábil – mas que está igualmente sujeita a formato, prazo de entrega e multas por não entrega ou preenchimento indevido. Podem haver ainda obrigações estaduais.

A essa altura já pode ter surgido a dúvida: E o SIMPLES? Esse regime de fato simplifica o envio de obrigações acessórias, mas normalmente a sua opção por parte de supermercados é um equívoco. Converse com os especialistas da Solutta e entenda o motivo.

Pois bem. No que tange a riscos fiscais, evitá-los passa de forma inequívoca por entregar todas essas obrigações fiscais em seus prazos respectivos, que podem ser mensais ou anuais, conforme a obrigação. 

Mas, acima disso, é preciso que essa entrega seja feita com qualidade – ou seja, as informações enviadas precisam estar conciliadas com os registros contábeis, e entre as diferentes entregas.

A tecnologia em benefício do varejo alimentar

A Solutta aplica robotização e inteligência artificial para elaborar, conciliar e enviar as obrigações fiscais, de forma a afastar riscos representados pelo preenchimento manual, pela entrega sem revisão, ou mesmo pela entrega sem valores. Nossas rotinas fiscais são realizadas com a utilização de tecnologia de última geração, para garantir a qualidade da entrega.

No que tange ao cadastro de produtos, a variedade de itens comumente oferecidos nos corredores e prateleiras dos supermercados exige critério e vigilância. Cada produto específico possui tributação específica, e também conforme sua origem. 

É preciso que haja acompanhamento diário das mudanças na legislação vigente, de forma a evitar riscos importantes, tais como a escrituração com alíquotas mais altas, o que pode gerar tomada de créditos de ICMS acima do percentual previsto em lei, e consequente recolhimento de ICMS a menor na apuração mensal; ou escrituração com alíquotas mais baixas, o que por sua vez pode causar recolhimento a maior do ICMS na apuração mensal.

Ainda, a desatualização de cadastros pode causar situação semelhante na apuração de PIS e COFINS para supermercados que estejam inseridos na sistemática do regime Não-Cumulativo por força de tributarem o resultado pelo regime do Lucro Real.

Para garantir a qualidade do seu cadastro de produtos, a Solutta conta com profissionais especializados e altamente capacitados, além de contar com ferramentas tecnológicas que garantem a atualização constante de nosso pessoal e de nossos sistemas.

A fim de afastar os riscos fiscais da sua operação varejista, o melhor caminho é contar com a experiência de uma contabilidade que  há mais de dez anos conhece e opera com sucesso no segmento supermercadista. É preciso contar com uma contabilidade que invista de forma constante em alta tecnologia e na capacitação contínua de seus profissionais.

Entre o tradicional e o digital, escolha uma contabilidade completa. Sua escolha é Solutta. Converse com nossa equipe, e saiba por que somos uma das empresas de terceirização contábil que mais cresce no país.