fbpx

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Você sabia que os processos de abertura de empresa podem variar de estado para estado, cidade para cidade? Existem alguns itens que são considerados gerais, mas é preciso observar as particularidades regionais, por isso, se você deseja abrir uma empresa em São Paulo, leia esse artigo até o final.

Mas antes de falarmos propriamente das especificações paulistas vamos trazer um panorama geral sobre algumas coisas que você precisa saber quando decidi abrir o próprio negócio. 

ABERTURA DE EMPRESA: POR ONDE COMEÇAR? 

Ter o tão sonhado negócio próprio pode despertar inúmeros sentimentos que oscilam entre empolgação, alegria, motivação e medo, desespero e aquela sensação de por onde eu começo? 

Porque sabemos que não basta ter uma boa ideia e força de vontade, quando você escolhe empreender, também deve estar ciente que muitas obrigações legais virão te acompanhar durante toda essa jornada. 

Mas sem dúvida nenhuma, o primeiro passo é desenvolver um plano de negócios. Esse documento te dará uma visão geral sobre a sua futura empresa e permitirá que você comece a desenhar os primeiros passos para a concretização desse projeto. 

Afinal, com ele você começa a organizar as ideias do novo negócio, tem apoio numérico e estratégico para facilitar a administração e constrói argumentos de comunicação e negociação com eventuais sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros. 

O próximo passo é sem dúvida nenhuma procurar uma assessoria contábil de alta performance para te auxiliar nos trâmites burocráticos. Afinal, ao abrir uma empresa você terá que tomar algumas decisões importantes, como por exemplo o regime de apuração, que irá nortear a vida tributária do novo negócio. 

Alguns outros pontos onde a assessoria contábil será fundamental:

Gestão do negócio – Assessoria e planejamento estratégico para abertura e gestão completa de estabelecimentos, elaboração de estratégias adequadas, ampliação das vendas apoiada na superação dos resultados desejados.

Consultoria Financeira – Planejamento e assessoria financeira com controle de operações e faturamento com a finalidade de maximizar os resultados econômico-financeiros de sua empresa, acompanhamento da movimentação bancária e das aplicações, controle de contas a pagar e a receber, conciliação bancária, fluxo de caixa, cobrança e acompanhamento da concessão de crédito, faturamento, relacionamento com os bancos.

Planejamento Tributário – Soluções para diminuição de encargos tributários e estruturação tributária. Assessoria completa para diminuição dos encargos tributários, aumentando sua competitividade no mercado, implantação de medidas legais para reduzir gastos com tributos, tratamento correto da legislação, buscando benefícios fiscais para as empresas, estruturação das operações da empresa, menor custo operacional e redução da carga tributária, levantamento tributário com análise da carga tributária incidente nas operações, estudos comparativos de tributação – cumulativo e não cumulativo, estudos direcionados às necessidades da empresa.” Trecho do artigo Montar o próprio negócio: dicas para ser um empresário de sucesso. 

ABERTURA DE EMPRESA EM SÃO PAULO: O QUE PRECISO SABER? 

Agora que você já conhece os dois primeiros passos básicos para a abertura de qualquer negócio, vamos falar especificamente das particularidades para quem deseja situar seu empreendimento na terra da garoa. 

“A prefeitura lançou um sistema que permite a abertura, o registro e o licenciamento municipal de forma mais facilitada.

O Empreenda Fácil é uma plataforma on-line que visa reduzir o tempo de abertura de empresa em São Paulo de 100 para 5 dias.

No entanto, é importante salientar que esse é o prazo estimado para atividades de baixo risco, considerando também tempo de envio dos documentos pelo interessado ou seu representante.

Atendendo empresas de baixo e alto risco, o empreendedor consegue providenciar boa parte do processo via internet utilizando essa solução.

De maneira resumida, abrir empresa em SP via portal da prefeitura segue os seguintes passos:

  • análise de viabilidade;
  • inscrição na Receita Federal;
  • registro na Junta Comercial;
  • registro no município;
  • licenciamento municipal (para empresas de baixo risco);
  • licenças estaduais.

Somado a isso, a abertura de uma empresa consiste em definir vários pontos, tais como seu porte, a natureza jurídica, o CNAE, e o regime tributário. Por isso, a orientação de um contador pode colaborar para que você consiga abrir a sua empresa de maneira mais rápida e fácil.” – Fonte Jornal Contábil. 

ABERTURA DE EMPRESA: CONCLUSÃO 

Abrir o próprio negócio é possível, apenas um tanto complexo, principalmente quando falamos de trâmites burocráticos. Mesmo com as facilidades oferecidas pela cidade de São Paulo, é sempre importante poder contar com o suporte de uma empresa especializada.

Isso facilita a sua vida enquanto empresário, agiliza os processos que podem se tornar morosos se feito por uma pessoa sem o conhecimento adequado, minimiza erros, principalmente na esfera legal e tributária, e te ajuda a economizar receita que poderá ser investida nas atividades da própria empresa. 

Por Atracto


Você também pode gostar do artigo Empreendedorismo: você está pronto para ter o próprio negócio? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
image
https://solutta.com/wp-content/themes/hazel/
https://solutta.com/
#0066a1
style1
paged
Carregando...
/var/www/solutta/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
off
off
off