Solutta

E-commerce: Estratégias para fidelizar clientes

Sabemos que o e-commerce já era uma realidade crescente para diversos setores e que ganhou ainda mais força com a pandemia e a necessidade de um distanciamento social para a manutenção da vida e prevenção do contágio pela Covid-19. 

Mas não basta apenas criar um braço digital do seu negócio físico que já existe ou simplesmente abrir uma loja virtual do zero. É preciso ir além, fidelizar seus clientes e mostrar o quão relevante é o serviço e/ou produtos que sua empresa oferece para a vida dessas pessoas, provando que a compra digital pode oferecer uma experiência incrível e satisfatória a cada um que chega.

Então, hoje vamos trazer algumas estratégias para que você possa conquistar de vez seus clientes e ter o sucesso que tanto deseja no seu e-commerce. 

E-COMMERCE – DICAS E ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAR SEUS CLIENTES

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Se tem uma coisa que fará toda a diferença no resultado do seu e-commerce, é a qualidade do atendimento que você oferece aos seus clientes. Esse é o ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer ação com foco na fidelização dos consumidores. 

Inclusive o site Inforvarejo aborda uma visão bem interessante sobre o tema, que vale a pena ser lido: 

“Algo que o ajudará a atrair muitos usuários é um excelente atendimento ao cliente. Lembre-se sempre: não há melhor promoção do que clientes satisfeitos. Torne a experiência de compra na sua loja notável – mas apenas de forma positiva. 

Isso significa que se você deseja atrair clientes, você precisa responder a todos os seus comentários e perguntas. E o mais rápido possível, fazer com que respostas oportunas sejam a chave para o sucesso nessa questão. 

Então lembre, nunca, jamais, subestime o impacto do atendimento ao cliente. Uma pesquisa conduzida pela McKinsey revelou que 70% das experiências de compra são baseadas em como o cliente sente que está sendo tratado. 

Acontece que não é o produto em si ou os anúncios que são a chave – é o atendimento ao cliente. E sua tarefa não é simples – as pessoas estão duas vezes mais ansiosas para compartilhar impressões negativas do que positivas.

Diz-se até que são necessárias 12 experiências positivas do cliente para compensar uma negativa. Assim, certifique-se de que todos os seus clientes estão satisfeitos com o serviço/produto que você oferece.”

Já deu pra perceber o quão relevante é esse tópico, não é mesmo! Um bom atendimento é capaz de reverter qualquer tipo de situação e além de fidelizar clientes, traz novos, é um ciclo vicioso do bem! 

TENHA UMA PLATAFORMA DE E-COMMERCE COM BOA USABILIDADE

Aqui é aquela hora de investir em tecnologia de qualidade, para que o usuário tenha uma experiência tranquila dentro da plataforma que você escolheu para desenvolver o seu e-commerce.

Precisa ser algo intuitivo, com resposta rápida e que forneça todas as informações importantes que uma pessoa deseja na hora de efetivar uma compra, de forma fácil de ser visualizada. 

De nada vai adiantar a intenção de compra do cliente, se ele não conseguir concluí-la, seja por conta de travamento do sistema ou mesmo por não entender os caminhos necessários para sua efetivação. 

Estar atento à esses quesitos será fundamental. 

INVISTA EM MARKETING DIGITAL DE ALTA PERFORMANCE

Se o seu negócio está no mundo digital, nada mais coerente que investir no marketing também nas plataformas online. É estar onde o seu cliente está e atrair aqueles consumidores, que te fato irão consumir os produtos que você oferece, de forma inteligente.

Por isso, ter uma estratégia de marketing digital eficiente e alinhada com as propostas do seu negócio fará toda a diferença na atração e fidelização de clientes. 

De acordo com a Atracto (agência especialista em marketing digital) não existe apenas uma forma de atrair um público qualificado para o e-commerce, também não há fórmulas prontas. Tudo começa com um estudo de mercado, dessa forma é possível identificar formas de explorar melhor o segmento em questão.

Você só conseguirá atrair as pessoas certas se souber quem elas são. Por isso, criar a persona do negócio também é importante. 

Como o e-commerce deve ser? Primeiramente, informativo, pois a ideia é fazer com que a persona escolha o item de acordo com as suas especificações. Ele precisa também ser intuitivo, já que a persona tem pouco tempo, então precisa visualizar os itens de uma forma fácil. Por fim, deve ter informações claras sobre a entrega.

CONTE COM O SUPORTE DE UMA ASSESSORIA CONTÁBIL DE ALTA PERFORMANCE

Você deve estar se perguntando: “Qual a relação dessa dica com a fidelização de clientes?”. A resposta é bem simples, se você não tiver uma empresa atuando de forma legal, cumprindo todas as suas obrigações tributárias, fiscais, trabalhistas, entre outras e não construir um equilíbrio das finanças com uma gestão eficiente, nenhuma das outras estratégias poderão ser colocadas em práticas. 

Não é porque o seu negócio é digital, que ele não possui responsabilidades legais a serem cumpridas junto aos órgãos fiscalizadores. E podemos dizer mais, muitas regras das empresas digitais, são diferentes das empresas físicas e essa tarefa pode se tornar ainda mais complexa se você trabalha nas duas frentes – mundo online e offline. 

Por isso, poder contar com o suporte e auxílio de profissionais qualificados, que estão atentos a todas as regras burocráticas e leis vigentes fará toda a diferença para manter uma empresa sustentável e capaz de fidelizar clientes, oferecendo um serviço de qualidade e dentro da lei. 

Se desejar ter mais informações sobre as regras básicas para abrir e manter um e-commerce, quando falamos, principalmente, de leis tributárias, fiscais e contábeis, fale com a Solutta

E se você quer saber como transformar o seu supermercado em um e-commerce, separamos um artigo especial sobre o assunto com muitas dicas importantes. Para ler clique no link: E-commerce e Supermercados: Conheça os desafios para levar o seu negócio para o mundo online. 

Por Atracto

Você também pode gostar do artigo 2021, o ano da retomada: os setores que devem liderar a economia

Sair da versão mobile